O Inter já fez consultas a Leandro Damião sobre renovação do contrato para a próxima temporada. O primeiro sinal emitido pelo estafe do centroavante, no entanto, assustou pelos altos valores, que ainda são tratados sob sigilo. Seu vínculo com o Santos acaba no dia 31 de dezembro e, a partir desta data, ele será um jogador livre. Como só poderá contar com Paolo Guerrero a partir de 23 de abril e, cerca de 35 dias depois, terá de cedê-lo ao Peru, para a Copa América, o Inter já trabalha em um camisa 9 para ser o titular no primeiro semestre.
Damião veio para o Inter no final de julho do ano passado. Sua chegada foi decisiva para a equipe embalar na Série B e encaminhar a volta à elite. Neste ano, no entanto, ele sofre com lesões, sem conseguir manter uma sequência de jogos. No Brasileirão, fez apenas 15 jogos como titular – em 11 deles, acabou substituído. Damião ainda entrou em outros sete, totalizando 22 partidas no campeonato. Seus números foram vitaminados nas suas últimas cinco partidas, em que fez cinco gols (Corinthians, Vitória, São Paulo, duas vezes, e Santos). No ano inteiro, são nove gols em 26 jogos.
O Inter aposta que essa temporada pontuada por lesões ajude na equalização entre sua oferta e a pretensão do jogador. Hoje, Damião está entre os melhores salários do Inter. O fato de ficar livre e de estar com apenas 29 anos faz de Damião um nome em alta no mercado. Sem contar que há uma carência de centroavantes com suas características. O Corinthians, que viu Roger e Jonathan naufragarem neste ano, seria um dos interessados.
Por enquanto, o Inter tem apenas Jonatan Alvez, cujo empréstimo do Junior de Barranquilla se estende até 30 de junho. As primeiras amostragens do uruguaio, no entanto, mostram que será preciso dar mais alternativas numa temporada de calendário cheio, já que a vaga na Libertadores é iminente e o acesso na Copa do Brasil será a partir das oitavas de final.