O Grêmio terá 30 dias para salvar seu semestre. E isso significa entrar no G-4 com vaga direta na Libertadores. O último mês da temporada exigirá de Renato encontrar algumas soluções bem diferentes daquela que lançou à mesa contra o River, quando mudou o modelo de jogo do time e tratou de deixá-lo mais defensivo, atuando no erro do adversário.
O arquivamento dessa fórmula, aliás, me parece a primeira medida a ser tomada pelo técnico já a partir do jogo deste sábado, contra o Atlético-MG. Até porque a reta final do Grêmio me parece um tanto espinhosa, com quatro jogos fora e três em casa. Os confrontos fora são contra três times hoje do do G-6 (Atlético-MG, São Paulo e Flamengo) e um que luta de forma desesperada contra o rebaixamento (Vitória) e na penúltima rodada, quando estará jogando suas últimas fichas. Os jogos conta times do G-6 trazem como alento o fato de serem confrontos diretos. Principalmente o confronto com o São Paulo, hoje o quarto colocado e a quatro pontos de distância.
Em casa, os confrontos se desenham bem menos espinhosos: Vasco, Chapecoense e, na última rodada, um Corinthians que estará possivelmente no limbo do Brasileirão. Diante da exigência de retomada imediata no Brasileirão e da urgência de remobilização das forças do grupo. Renato terá de encontrar soluções técnicas. Mas também precisará fazer uma reflexão em que encontre, além da revolta com o VAR, as razões que fizeram o Grêmio ficar pelo caminho na Libertadores. Há carências latentes na equipe, e elas apareceram na hora decisiva. O ataque, por exemplo, não pode depender das ações de Jael. No meio, Michel precisa entrar para dar suporte a Maicon. Alisson, por sua vez, pede passagem.
Faltam sete jogos para o fim do ano. É o prazo para salvar a temporada e pavimentar o caminho para a próxima. Que, se começar pela pré-Libertadores, pega já na largada um caminho de pedras. Os mata-matas dela se iniciam em 6 de fevereiro.
A reta final do Grêmio
Sábado - Atlético-MG (F)
11/11 - Vasco (C)
15/11 - São Paulo (F)
18/11 - Chapecoense (C)
21/11 - Flamengo (F)
25/11 - Vitória (F)
2/12 - Corinthians (C)