O Estudiantes deve trazer um reforço místico para a partida contra o Grêmio. Trata-se de Manuel Valdez, mais conhecido na Argentina como "El brujo de Gorina". No início do ano, Manuel esteve na Arena com o Independiente. Ele empresta seus serviços de magia para o técnico Ariel Holan. Na ocasião, é bom lembrar, ele não funcionou e viu o Grêmio ganhar nos pênaltis.
O padrinho do bruxo, no entanto, é Juan Sebastián Verón, que o conheceu em 2009, na campanha do título da Libertadores. Manuel mora em uma casa simples numa região distante de Gorina, pequeno povoado nas imediações de La Plata. Ali, recebe seus clientes e resolve questões de amor, profissionais e de saúde. Aos visitantes, se apresenta como curandeiro.
O ápice do bruxo foi nas Eliminatórias para a Copa da Rússia. Ele esteve ao lado de Messi, Di María, Otamendi e Aguero, entre outras estrelas, e viu a seleção ganhar do Equador e se classificar. Em campo, Messi resolveu o jogo. Mas há quem jure que, fora dele, foram as bruxarias de Manuel que abriram os caminhos até a Rússia.
Na última semana, o bruxo esteve no centro de uma polêmica na Argentina. O médico do Boca, Jorge Batista, publicou um post em sua conta no Instagram com uma foto de Manuel dentro de campo e usando um colete vermelho restrito a pessoas credenciadas pelo Estudiantes. Sob a foto, foi duro em um texto:
— Que sério que é o futebol argentino. Às vezes, os árbitros expulsam um co colaborador (médico, fisioterapeuta ou auxiliar técnico) do banco de reservas. E para essa gente há colete oficial! ¡Tremendo! Marca a decadência do futebol argentino. No é a primeira vez que isso ocorrer. Triste demais!
O médico cobrou ainda uma posição da associação Associação Argentina de Traumatologia do Esporte e da Associação de Fisioterapia do Esporte sobre a questão. Manuel manteve-se em silêncio. Seu trabalho já havia sido feito antes do jogo. É bem possível que ele esteja na Arena na terça-feira. A convite do presidente do Estudiantes, Juan Sebastián Verón, o La Brujita. Ninguém menos que o pai do "Brujo de Gorina" no futebol.