A estratégia de Odair Hellmann para escalar o Inter com Camilo e D'Alessandro juntos passa pela implementação de um novo sistema de marcação. A partir de quinta-feira, contra o Veranópolis, os colorados verão seu time aplicando blitze no campo de ataque para evitar os contra-ataques.
Os primeiros treinos de 2018 já dão pistas dessa forma de bloquear o adversário. A ideia consiste em, quando houver perda da bola, deflagrar um abafa sobre o rival para tentar recuperá-la. Quem estiver na zona do campo em que houver o desarme está automaticamente convocado a partir para cima do rival.
Assim, Odair espera matar na origem os contra-ataques e evitar que sua defesa seja exposta ao confronto direto com os atacantes. Com Camilo e D'Alessandro, o Inter ganha em controle de bola e passes para infiltrações na área. Mas perde consistência no meio-campo. As blitze servem como forma de equilibrar as ações defensivas. Esse novo sistema de marcação, no entanto, requer repetição e muito treino até ficar automatizado.