O discurso dado na apresentação foi posto em prática na quinta-feira (21) por Mano Menezes. Se o momento é "para simplificar", e o calendário permite apenas um dia completo de treinos antes do primeiro jogo sob seu comando, nada mais justo do que ele mexer o menos possível no time que vem se apresentando neste ano.
Mesmo que o rendimento atual seja muito baixo, não adianta querer mudar muita coisa de uma hora pra outra. Mexe pouco. Simplifica.
Assim, vamos para os jogos contra Fluminense e Independiente Medellín, pois, além de ambos serem fora de casa, o primeiro é contra um adversário que deve brigar pela mesma área que nós na tabela do Brasileirão, e o segundo nos obriga uma vitória se ainda quisermos a classificação na Sul-Americana — lembrando que só o líder do grupo se garante na segunda fase.
Se tiver de preservar
Com a eliminação precoce da Copa do Brasil, pensei que não haveria necessidade de preservação de jogadores em uma ou outra competição já que o calendário, mesmo apertado, permitiria um planejamento onde atuaríamos com a maior força possível tanto na Sul-Americana quanto no Brasileirão. Mas os dois inesperados empates pela competição continental acabaram com qualquer margem de erro aceitável, e transformaram o jogo da próxima terça-feira numa verdadeira decisão. Se alguém não estiver 100% para o jogo contra o Fluminense, que não jogue.