Dois adolescentes se apresentaram na manhã desta quinta-feira (21) na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, e confessaram envolvimento com a autoria e envio de um vídeo com ameaças ao jogador Edenilson, do Internacional. Eles alegaram que tratava-se de uma brincadeira entre amigos. Uma arma de brinquedo foi entregue e apreendida.
Segundo a Polícia Civil, a dupla se apresentou à DPPA junto com pais e responsáveis. Um deles confirmou aparecer na imagem fazendo as ameaças empunhando a arma (que seria de brinquedo) e o outro disse ter enviado o vídeo na quarta-feira (20) ao filho do jogador colorado. O simulacro foi apreendido.
Conforme a delegada Giovana Ferreira Müller, caso seja registrada ocorrência pelo atleta, o adolescente que aparece no vídeo pode responder por ato infracional de ameaça.
No vídeo, um deles questiona o rendimento do jogador. Essa gravação foi postada em um grupo de WhatsApp, que o segundo adolescente também integra. Esse jovem tinha o contato do filho do Edenilson e apenas repassou o vídeo para ele - portanto não deve ser responsabilizado, segundo a delegada.
No termo de declaração realizado na delegacia, eles informaram, incialmente, que procuraram as autoridades devido à repercussão do caso e que não tinham dimensão da proporção a que a situação poderia chegar. O objetivo foi explicar sobre o que consideraram uma brincadeira.
Os dois depoentes também disseram que pretendem pedir desculpas ao atleta e que são contra qualquer tipo de violência. Além do termo de declaração, a polícia registrou uma ocorrência de apreensão da arma de brinquedo. Os nomes dos jovens não estão sendo divulgados conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para não expor os adolescentes envolvidos no ato infracional.
Edenilson
O volante do Inter, que disse pretender registrar ocorrência sobre a ameaça ainda nesta quinta-feira, postou em suas redes sociais o vídeo na noite de quarta. Segundo a assessoria do jogador, foi confirmado que a gravação foi enviada para um dos filhos do atleta. A imagem foi compartilhada por volta das 21h de quarta-feira.
Pelas redes sociais, o Inter se manifestou sobre o caso:
"O Inter se manifestou sobre o ocorrido, repudiando qualquer tipo de violência e se colocando à disposição das autoridades para colaborar na identificação do responsável pelo ato. O Internacional repudia com veemência as covardes ameaças feitas ao meio-campista Edenilson via redes sociais, e reforça seu comprometimento na busca por uma sociedade e um esporte mais pacíficos. O Clube oferecerá todo o suporte ao atleta e sua família, além de se colocar à disposição para auxiliar na identificação dos responsáveis junto às autoridades. Basta de violência!"