A rede de supermercados Poko Preço somou quase 130 lojas no Rio Grande do Sul. Fundada em 1979 pela Companhia Dosul de Abastecimento, focava em uma operação simples para oferecer produtos baratos. A primeira loja ficava na Rua do Parque, no bairro Floresta, em Porto Alegre.
Em dois anos, numa rápida expansão, atingiu 50 lojas em várias cidades gaúchas. Baseado em modelo de mercados de sortimento limitado e custos baixos, o negócio foi inspirado na rede alemã Aldi, que cresceu no pós-guerra. As estruturas dos caixas e as prateleiras, por exemplo, eram feitas de forma artesanal na marcenaria da empresa.
Apresentado como "Sistema Poko Preço", abriu a primeira loja em Caxias do Sul em 1983. O jornal Pioneiro descreveu que a loja não tinha depósito, carregadores e empacotadores. Os clientes precisavam levar sacola para acondicionar suas compras. Não aceitava cheques. O foco estava no preço baixo.
Em 1987, o Poko Preço mantinha dez lojas no Litoral Norte, sem fechar no inverno. A mais famosa ficava em Cidreira. A primeira foi aberta em Imbé.
Quando completou dez anos, em 1989, somava 106 lojas no Estado. O Poko Preço expandiu a rede em uma década marcada pela hiperinflação no Brasil. Nos anos 1990, virou sistema de franquia, abastecido parcialmente pela Cia. Dosul.
A Companhia Dosul de Abastecimento foi fundada em Porto Alegre, em 1970, por Giacomo Domenico Zaffari, ex-sócio e irmão de Francisco José Zaffari, fundador do Grupo Zaffari. Além das lojas Dosul e Poko Preço, a rede teve o Dinosul e o Centroútil.
Impactada pelo Plano Collor, a empresa entrou em declínio. As últimas 14 lojas foram compradas pelo Nacional, em 1995. Em seguida, a Cia. Dosul entrou com pedido de falência.