Mesmo sem a relevância de outros tempos, o calçadão da Rua dos Andradas, a Rua da Praia, é ponto emblemático de Porto Alegre. Local de compras e encontros no Centro Histórico. Em 1974, a prefeitura construiu a área de circulação exclusiva para os pedestres. Os carros deixaram de passar em frente ao Café Rian, à Casa Victor e a outros estabelecimentos clássicos da cidade na época.
Em cerimônia na noite de 8 de novembro de 1974, o prefeito Telmo Thompson Flores inaugurou a obra. Os pedestres não precisavam mais andar espremidos nas estreitas calçadas. O comércio saudou a mudança, apesar de dificultar o trabalho de carga e descarga de mercadorias.
O calçadão foi construído com canteiros de flores. Os modernos telefones públicos, com cobertura transparente, em nada lembravam os velhos orelhões. Outra novidade foi a banca de revistas e jornais, redonda e vermelha, chamada de "disco voador". O modelo foi adotado até os anos 1990.
Três semanas após a inauguração, a reportagem de Zero Hora apontou que a obra do calçadão ainda estava incompleta. Os frequentadores também reclamavam da sujeira, papéis e cigarros no chão. Pelo jeito, é antiga a aversão de parte dos porto-alegrenses às lixeiras.
Em 50 anos, a Rua da Praia sofreu muitas transformações. A prefeitura está revitalizando o calçadão, incluído no projeto de modernização do Centro Histórico.