A Rua dos Andradas é a mais antiga de Porto Alegre. Mesmo com a homenagem prestada desde 1865 aos irmãos Andradas, influentes na Independência do Brasil, ainda hoje moradores citam carinhosamente o nome original: Rua da Praia. Quem olha para a cidade atual não consegue entender a origem da denominação. Imediatamente, surge um questionamento. Onde ficava a praia?
O mapa de Porto Alegre em 1820 ajuda a esclarecer a dúvida. Elaborado pelo coronel Joze Pedro Cezar, geógrafo e cartógrafo da província, apresenta o traçado das primeiras vias públicas. A Rua da Praia era a mais próxima do Guaíba, portanto ficava junto à praia.
A Rua da Praia compreendia o trecho do Beco do João Ignácio (Rua General Câmara) em direção à Ponta do Arsenal, região onde fica hoje a Usina do Gasômetro. Inicialmente, a parte alta, em direção ao Beco do Couto (Rua Senhor dos Passos), era denominada Rua da Graça.
Equipe do Memorial da Justiça Federal localizou cópia do mapa em processos antigos. O pesquisador Ronaldo Marcos Bastos, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, fez a digitalização, que permite entender os primórdios da cidade. É o mapa mais antigo de Porto Alegre.
Em 1844, no Beco dos Marinheiros, surgiu a Rua Nova da Praia, primeiro nome da Rua Sete de Setembro. Na década de 1850, foram feitos aterros e construídos paredões junto à Praça da Alfândega. A construção do Cais Mauá, no início do século 20, afastou ainda mais o Guaíba.
As enchentes de 1941 e 2024, inundando parte da Rua dos Andradas, relembraram a velha cidade, dos tempos da rua junto à praia.