Um grupo de professoras comemora 60 anos da formatura. Em 10 de julho de 1964, as jovens normalistas celebraram a conclusão do Curso Normal em São Luiz Gonzaga, no Noroeste gaúcho. Elas fizeram parte da primeira turma da Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora.
As religiosas da Congregação Salesiana chegaram à cidade em 1958. As alunas, que frequentavam o Ginásio em uma escola de padres, passaram para a instituição de ensino administrada pelas irmãs. A primeira turma foi composta por 30 futuras professoras. Na formatura, três não puderam participar da cerimônia, porque já eram casadas. A restrição, inconcebível atualmente, não era incomum há 60 anos.
Antes da chegada das irmãs salesianas, as jovens que queriam ser professoras precisavam viajar para estudar longe de casa. A professora aposentada Ivone Avila, uma das alunas da turma pioneira em São Luiz Gonzaga, recorda como a profissão era valorizada na sociedade.
— Guardo muitas lembranças da forma de trabalho com as crianças e da generosidade das irmãs. Elas eram maravilhosas — destaca Ivone.
As normalistas eram as professoras do Ensino Primário e do Ginásio, atual Ensino Fundamental. Seis formandas daquela turma já faleceram. Um grupo intitulado "Gurias de 64" continua cultivando a amizade. Em São Luiz Gonzaga, sete fazem encontros mensais.
A Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora já encerrou as atividades. O prédio é ocupado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
As "Gurias de 64", que estão aposentadas, promoverão novo encontro para comemorar os 60 anos de formatura. O plano é fazer uma viagem ao novo Museu Histórico das Missões, em Santo Ângelo.