Grande parte dos porto-alegrenses já cruzou pelo menos uma vez a Passarela da Conceição, junto à Estação Rodoviária de Porto Alegre. A estrutura foi parcialmente derrubada nesta sexta-feira (10) para dar passagem ao caminho para ajuda humanitária que ligará a Avenida Castelo Branco ao Túnel da Conceição. A passarela estava prestes a completar 50 anos. Ninguém sabe quando poderá ser reconstruída.
A Passarela da Conceição, no Largo Edgar Koetz, foi inaugurada em 11 de novembro de 1974, dois anos depois do Túnel da Conceição. Ela ofereceu mais segurança aos pedestres, principalmente para passageiros e trabalhadores da Estação Rodoviária. Com não existia ainda o Trensurb e a passagem subterrânea, a travessia ocorria em meio aos veículos antes da construção da passarela.
Por ironia do destino, a passarela, derrubada durante a enchente do Guaíba, foi inaugurada pelo prefeito Telmo Thompson Flores, que também construiu o Muro da Mauá. Em rápida cerimônia, o político cortou a fita verde e amarela e atravessou lentamente os 105 metros da estrutura. O secretário de Obras e Viação, Plínio Almeida, celebrou o fato do "usuário da passarela poder vislumbrar o Rio Guaíba". Nem poderia imaginar que uma enchente do belo Guaíba exigiria a derrubada da obra que estava inaugurando.
Em 50 anos, muitos caminhoneiros desatentos para o limite de altura bateram na passarela. No final de 2011, inclusive, a passagem precisou ser interditada temporariamente devido aos danos na estrutura.