A construção do túnel e dos viadutos na Rua da Conceição mudaram o Centro Histórico de Porto Alegre. Para o bem e para o mal, sem dúvida. O projeto fez parte da Primeira Perimetral, melhorando o trânsito de veículos na região. Lamentavelmente, para a obra dos viadutos, foi colocado abaixo o prédio da estação de trens, o Castelinho. O belo Edifício Ely escapou da destruição, mas perdeu o protagonismo na paisagem urbana.
Em foto aérea de 1970, podemos ver como era a área, que desde 1874 fora ponto da estação ferroviária da capital gaúcha. A nova rodoviária estava na fase final de obras. A Estação Castelinho permanecia em pé, na esquina das ruas Voluntários da Pátria e da Conceição, junto aos trilhos e galpões. A Rua da Conceição cruzava o morro, passando ao lado da Igreja da Conceição. O Edifício Ely aparece em destaque em frente à estação ferroviária.
A prefeitura de Porto Alegre precisou desapropriar 28,8 mil metros quadrados de área, incluindo 89 prédios, para a realização da obra, iniciada em 31 de março de 1970. Em agosto, poucos meses depois do início, os operários das duas frentes de escavação se encontraram, a uma profundidade de 14 metros. O túnel tem duas galerias, uma sobre a outra. A maior é de 241 metros de extensão, no sentido bairro-centro. O sentido contrário tem 142 metros. As elevadas são continuação das galerias.
A inauguração do complexo viário ocorreu em 5 de novembro de 1972. Devido ao projeto do túnel e dos viadutos, a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) precisou trocar o ponto da estação. A nova foi inaugurada em 13 de abril de 1970, na Rua Voluntários da Pátria, onde mais tarde ficou a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.
Nas fotos publicadas acima, aparece a estação rodoviária, que estava quase pronta. A inauguração ocorreu em 28 de junho de 1970.