A Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) inaugurou em 13 de abril de 1970 uma moderna estação de trem em Porto Alegre. Além das plataformas de passageiros, construiu edifício para operações da estatal na cidade. A nova estação ficava na Rua Voluntários da Pátria, no bairro Floresta. O edifício abrigou mais tarde a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, até ser destruído em incêndio em julho de 2021.
Em área de 21 mil metros quadrados, o terminal substituiu o Castelinho, a antiga estação ferroviária destruída para construção dos viadutos de conexão ao Túnel da Conceição. Com o deslocamento dos trilhos da área de manobra e manutenção da rede, foi possível concluir o complexo viário do entorno da rodoviária. Veja nas fotos abaixo.
Na inauguração, o ministro dos Transportes, Mário Andreazza, entregou apenas as primeiras duas das seis plataformas. O edifício-sede também não estava pronto, sendo inaugurado apenas em 1974. Em vídeo do acervo da produtora Leopoldis-Som, é possível ver áreas internas e externas da nova estação.
Pelo comunicado publicado em jornais, em 15 de abril de 1970, trens de passageiros passaram a chegar e sair da nova estação. A RFFSA mantinha escritórios espalhados por vários pontos da cidade. A nova sede permitiu a concentração das atividades.
Na década de 1980, a estação da Rua Voluntários da Pátria foi desativada. Com o surgimento do metrô de superfície, o ponto final da linha da RFFSA em Porto Alegre passou para a Estação Augusto Pestana, que fica ao lado da Estação Aeroporto da Trensurb.
Em 1999, a RFFSA foi dissolvida e liquidada, começando processo de extinção. O governo do Estado ficou com o edifício próximo à rodoviária a partir de 2000.