A costureira Humbertina Pacheco Fachel jamais imaginaria que as camisas do Sport Club Internacional estariam espalhadas pelo mundo. Não poderia cogitar, quando costurava as primeiras, que um dia seriam milhões. Ela foi responsável por fazer o primeiro fardamento vermelho e branco.
Noiva de um jogador e irmã de outros dois, a jovem recebeu a missão de costurar o uniforme do novo time de futebol de Porto Alegre. Ela avisou que nunca havia feito camiseta e precisaria de um modelo. Logo, providenciaram uma vinda de São Paulo, usada para realizar o corte.
Em entrevista à Folha da Tarde, antes da inauguração do estádio Beira-Rio, em 1969, Humbertina contou que o trabalho durou uma semana, em 1909. Ela teve o auxílio de Julieta Pinto César, Eunila Fachel Costa e Lídia de Oliveira, que trabalhavam junto em um atelier.
O primeiro uniforme do Inter foi composto de uma camisa branca com listras verticais em vermelho, boné vermelho e branco e um calção branco. Aos 84 anos, a costureira já não recordava das cores das meias. De acordo com pesquisas do Museu do Sport Club Internacional – Ruy Tedesco, as primeiras meias eram pretas, substituídas depois pelas cinzas.
Humbertina também disse que fez o escudo do Sport Club Internacional, que “foi cortado em papelão, forrado com algodão e coberto com retalhos de fazenda das camisas, em vermelho e branco”.
A equipe do museu do clube ainda pesquisa a origem do uniforme em busca de respostas. Pelas fontes documentais disponíveis, o primeiro é apenas de 1910. O escudo só aparece em fotos de camisas a partir de 1914. Resta dúvida sobre como jogaram os primeiros amistosos em 1909.
O noivo, depois marido, Bartolomeu e os irmãos Valdomiro e Carlos estavam entre os primeiros jogadores do Inter. Mesmo assim, a costureira disse que nunca foi a um jogo. Em um tempo de presença feminina menor na torcida, revelou também que não era uma colorada, apesar de admirar o clube "pelo esforço, perseverança, abnegação e coragem dos seus integrantes".
A porto-alegrense Humbertina Pacheco Fachel nasceu em 17 de outubro de 1885. Morreu, na capital gaúcha, em 20 de outubro de 1982, aos 97 anos.
Em 115 anos, o uniforme e o escudo passaram por muitas mudanças. As camisas, restritas aos jogadores nos primeiros tempos, chegaram às arquibancadas e viraram roupa para o dia a dia do torcedor.
Fundação do Inter
O Sport Club Internacional foi fundado em um domingo, em 4 de abril de 1909. O capitão do novo time foi José Eduardo Poppe, que tinha a responsabilidade dos atuais técnicos. Henrique Poppe Leão foi escolhido o orador. O terceiro dos irmãos Poppe era Luiz Madeira.
O primeiro presidente foi João Leopoldo Seferin. O local para o ato de fundação foi o porão da casa da família Seferin, na Avenida Redenção, 141, atual Avenida João Pessoa, na altura do número 1.025.
A versão mais aceita é que o nome foi inspirado em outro Internacional, clube onde os irmãos Poppe jogavam em São Paulo, antes de virem morar em Porto Alegre. As cores vermelha e branca foram as mesmas da sociedade carnavalesca porto-alegrense Venezianos.