O Inter é uma paixão de milhões de colorados. Por pouco, não são alviverdes. Eu vou explicar a origem das cores. O Sport Club Internacional foi fundado em um domingo, 4 de abril de 1909. O capitão do novo time foi José Poppe, que tinha a responsabilidade dos atuais técnicos. Henrique Poppe Leão foi escolhido o orador. O terceiro dos irmãos Poppe, Luiz, integrou a primeira comissão de campo.
O primeiro presidente foi João Leopoldo Seferin, com Pantaleão Gonçalves de Oliveira como vice. O local para o ato de fundação foi o porão da casa da família Seferin, na Avenida Redenção, 141, atual Avenida João Pessoa, na altura do número 1.025.
Entre as primeiras escolhas, estavam o nome e as cores da nova sociedade do esporte inglês. No livro Meu Coração é Vermelho, o jornalista Ruy Carlos Ostermann reforça que a versão mais aceita "é a de que o nome do novo clube tenha sido uma referência ao Internacional, clube de São Paulo ao qual tinham se filiado, antes de virem morar em Porto Alegre, os irmãos Poppe".
E a cor? O Inter poderia ter sido verde e branco, mas o vermelho e branco venceu na votação na reunião de 11 de abril de 1909. Desde 1873, duas sociedades carnavalescas, Venezianos e Esmeralda, se divertiam e rivalizavam nas ruas e salões de Porto Alegre. Venezianos (vermelho e branco) e esmeraldinos (verde e branco) tentaram colocar suas cores no novo time de "foot-ball". O professor Ruy escreveu que o "resultado da votação tirou da ata de fundação o apoio daqueles que defendiam o verde e branco". O vermelho e branco nunca mais foi substituído.
O primeiro uniforme tinha a camiseta com listras verticais vermelhas e brancas, com gravata nas duas cores, além dos calções brancos e meias pretas. Humbertina Pacheco Fachel fez, a pedido de dois irmãos e do noivo, o primeiro fardamento. Ela trabalhava com costureiras em um atelier. Em 1969, no aniversário dos 60 anos do clube, Humbertina contou à reportagem da Folha Esportiva que tirou o corte com base em uma camisa trazida de São Paulo.
Nos domingos de abril de 1909, a nova equipe já fez jogos-treino com Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Fuss-Ball Club Porto Alegre. Na região da Ilhota, o campo da Rua Arlindo, atual Praça Sport Club Internacional, no bairro Azenha, abrigou os primeiros treinos. Como alagava muito, em 1910, migrou para área no Campo da Várzea (Parque da Redenção), onde fica hoje o Hospital de Pronto Socorro. Depois, vieram a Chácara dos Eucaliptos, o Estádio dos Eucaliptos e o Beira-Rio.
O restante da história vocês conhecem. Em 113 anos, o colorado atraiu torcedores, levantou taças e chegou ao auge com o título de Campeão Mundial.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)