O Jornal do Almoço completou 52 anos no ar na RBS TV. Quem não tem alguma lembrança dos programas em mais de cinco décadas? Talvez os comentários de Lauro Quadros ou Lasier Martins. Quem sabe as provocações do gremista Paulo Sant'Ana. As reportagens marcantes ou a simpatia de Maria do Carmo. Certamente, surgirão memórias mais recentes da carismática dupla de apresentadores. Cristina Ranzolin e Marco Matos, em grande sintonia, mesclam informação e descontração.
Em 6 de março de 1972, a então TV Gaúcha estreou o Jornal do Almoço, num horário que era pouco valorizado, ainda sem programas de notícias na televisão. Cláudio Andara e Wilson Rivoire foram os primeiros apresentadores do JA, criado por Clóvis Prates. Tânia Carvalho apresentava o quadro de variedades.
Na quarta-feira (6), o programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, recebeu no estúdio as apresentadoras Tânia Carvalho e Cristina Ranzolin para relembrar histórias dos 52 anos do JA. Em um papo descontraído, as duas falaram de momentos marcantes.
Desde 1996, quando voltou do Rio de Janeiro, Cristina está no Jornal do Almoço. Ela acumula outros cinco anos no JA, na Rede Regional de Notícias, antes da passagem pela TV Globo. Se somar os dois períodos, já são mais de 30 anos. O choque sofrido por Lasier Martins, na Festa da Uva, foi um dos episódios tensos. Questionada sobre momento marcante, a apresentadora responde que foi a cobertura da tragédia de setembro de 2023 após cheia do Rio Taquari.
— Eu cheguei lá e não sabia o que iria encontrar. Além de noticiar, a gente teve que acolher o público. Foi algo que mexeu muito comigo — explica Cristina Ranzolin.
O Jornal do Almoço foi a primeira experiência de Tânia Carvalho como apresentadora de TV. O convite partiu da jornalista Célia Ribeiro.
— Eu fazia o roteiro do Jornal do Almoço e depois passa do mimeógrafo. Não podia usar as unhas claras, porque ficava tudo roxo — se diverte Tânia ao comentar os desafios da época.
Na entrevista, a jornalista também relembrou o episódio da demissão depois de se recusar a participar em uma cobertura de Carnaval.