Companhia dos gaúchos ao meio-dia há mais de 50 anos, o Jornal do Almoço reforça sua conexão com o público, a partir desta segunda-feira (17), às 11h45min, na RBS TV, ao estrear um novo formato. Agora, as notícias e atrações do Estado estarão presentes em um JA ainda mais descontraído e contemporâneo, sob o comando de uma dupla de apresentadores: Marco Matos se junta a Cristina Ranzolin, consolidando uma parceria que já mostrou sua sintonia na tela.
Com a experiência de quase 30 anos à frente do JA, Cristina dá as boas-vindas ao colega:
— Estou muito contente com mais essa mudança. São 35 anos de casa, passamos por muitas mudanças e temos que passar, porque precisamos delas, aproveitando as novas linguagens. A parceria com o Marco vem muito bem. Ele tem o estilo do Jornal do Almoço, de ser mais descontraído, está trazendo leveza para o programa, que é bem importante. Uma das coisas mais bacanas é essa conversa no estúdio, uma parceria fixa, com quem possa ter uma troca. Há muito carinho e respeito entre nós.
Marco, que desde 2020 se dedicava à cobertura da meteorologia, mostra empolgação em dividir o comando do noticiário com Cristina:
— Ao longo desses três anos, a gente construiu uma parceria que o público passou a reconhecer. Para mim, é uma grande honra estar no programa de TV mais tradicional do Estado, com mais de 50 anos de história construída por pessoas incríveis. Estar ao lado da Cristina Ranzolin é um orgulho e uma responsabilidade enormes. Estou com uma expectativa muito boa, a gente tem o dever de informar os gaúchos com uma visão humana, com uma característica que é tão própria do nosso programa, que agora vai ficar mais evidente, que é não apenas falar sobre o que está acontecendo com distanciamento, mas vivenciar essas histórias junto com as pessoas.
Nesta nova fase, o hiperlocal ganha protagonismo com novos quadros e participantes. Tudo isso em um cenário moderno e acolhedor, criado para ser a extensão da sala de casa da audiência. Gustavo Bülow, coordenador de arte da RBS TV, explica o conceito do novo cenário:
— Unimos o ambiente aconchegante com a tecnologia. São várias telas, sinais de ao vivo vindos de vários lugares. Então, o projeto junta tudo isso em uma espécie de sala de estar.
Na RBS TV Porto Alegre, as pautas da Região Metropolitana terão ainda mais destaque e, no Interior, os blocos das regiões Centro-Oeste, Norte e Noroeste, Zona Sul, Vales e Serra ganham mais tempo de exibição.
— Queremos nos conectar cada vez mais com os assuntos que são importantes para o nosso público. Estar mais próximos de cada um, em uma conversa direta com quem está em casa. E o nosso estúdio se transforma para que a gente receba cada gaúcho que nos ajuda a fazer o programa todos os dias. Sem abrir mão, é claro, do jornalismo ético e responsável que já faz parte da história do Jornal do Almoço — destaca Ellen Appel, gerente-executiva de Jornalismo da RBS TV.
Novos quadros
Além dos conteúdos trazidos diariamente por Giane Guerra, Paulo Germano e Pedro Ernesto, o JA ganha o reforço de três novos comunicadores: Rodrigo Lopes analisará os acontecimentos políticos e seus desdobramentos, Cris Silva vai conversar com personagens que viveram grandes histórias e Gugu Streit irá trazer ações e pessoas do bem.
— Análise política é uma tradição no Jornal do Almoço, por isso estou muito feliz e honrado de estar ocupando esse espaço no programa. A minha intenção é trazer informação com análise e interpretação. Em meio a um Brasil e um Estado polarizados, é importante explicar e contextualizar baseado em dados, com independência jornalística e credibilidade — pontua Rodrigo, jornalista de Zero Hora, GZH e Rádio Gaúcha.
Já Cris e Gugu, comunicadores da Rádio 92 e da RBS TV, darão voz aos telespectadores dentro do noticiário em espaços semanais.
— O JA tem a missão de estar cada vez mais próximo das pessoas. A gente precisa ser colaborativo, estar na casa das pessoas informando, mas também escutando, tendo a colaboração delas. Para isso, a gente precisa de proximidade. Já fizemos as primeiras gravações, fiquei muito empolgada, porque vieram histórias maravilhosas. É um espaço que traz proximidade, a gente vai parar e ouvir as pessoas — explica Cris.
Sob olhar dos repórteres Giulia Perachi, Éverson Dornelles e Jonas Campos, respectivamente, a meteorologia, o agronegócio e a segurança pública ganham mais tempo no programa. Como parte das novidades, o público ainda poderá acompanhar um reality jornalístico, ainda em fase de produção.