Pela programação da TV, podemos recordar da nossa rotina de vida em outros tempos. Os programas assistidos no turno inverso das aulas das crianças e dos adolescentes. O passatempo dos adultos no retorno do trabalho, à noite ou na madrugada. As atrações na hora do almoço. No acervo do jornal Zero Hora, relembro a programação dos dias de semana em fevereiro de 1994.
Em Porto Alegre, as emissoras de TV de sinal aberto eram RBS TV/Globo (canal 12), Bandeirantes (canal 10), TVE (canal 7), SBT (canal 5), Pampa/Rede Manchete (canal 4), TV Guaíba (canal 2) e MTV (canal 24). Sem internet e plataformas de streaming nas nossas casas, a TV era um passatempo para toda a família o tempo todo.
A programação de segunda a sexta-feira na RBT TV/Globo começava com Telecurso (6h30), Bom Dia Brasil (7h) e Bom Dia Rio Grande (7h30). A criançada se divertia durante a manhã com a TV ColOsso, que começava às 8h.
Na hora do almoço, muita informação e esporte com Jornal do Almoço (11h45), Globo Esporte (12h35), Rede Regional de Notícias (12h45) e Jornal Hoje (13h), apresentado por William Bonner e Cristina Ranzolin. À tarde, em período de férias, a Globo oferecia Vale a Pena Ver de Novo (13h25) - retransmitindo a novela Direito de Amar-, filmes, Os Trapalhões (17h05) e Escolinha do Professor Raimundo (17h40).
As três novelas da noite eram Sonho Meu (18h10), Olho no Olho (19h) e Fera Ferida (20h45). O RBS Notícias (19h50) e o Jornal Nacional (20h) traziam as notícias. No início da madrugada, voltavam os noticiários do Jornal da Globo (0h55) e Jornal da RBS (1h30).
A Bandeirantes tinha entre as atrações a Cozinha Maravilhosa da Ofélia, o programa de entrevistas de Silvia Poppovic e uma forte equipe de esportiva. Na TVE, estavam programas para crianças e adolescentes como Mundo da Lua, Pandorga, Glub Glub e Radar.
A programação infantil do SBT ocupava grande parte da grade. Pela manhã, programas com Vovó Mafalda, Eliana e Mara Maravilha. A apresentadora Angélica estava à tarde. Chapolin e Chaves já faziam sucesso na hora do almoço. A emissora de Sílvio Santos também tinha o jornal Aqui Agora, no início da noite, e Jô Soares Onze e Meia, à meia-noite.
A Pampa retransmitia a programação da Rede Manchete. Bruna Lombardi apresentava o programa de entrevistas Gente de Expressão. Naqueles dias de fevereiro de 1994, parte da programação estava reservada ao carnaval. A TV Guaíba tinha na equipe nomes tradicionais do jornalismo gaúcho, como Mendes Ribeiro e Flávio Alcaraz Gomes. Na MTV, o melhor da música, os últimos clipes.