O Cemitério da Santa Casa de Porto Alegre é rico em arte. Os primeiros enterros no alto da Azenha ocorreram em 1850, resolvendo o problema do velho cemitério atrás da Igreja Matriz, no Centro Histórico. Em 10 hectares, guarda lembranças de pessoas que construíram a cidade, desde políticos, empresários e artistas até escravos e pobres trabalhadores.
Em período de grandes investimentos públicos e privados em mausoléus e túmulos, importantes artistas deixaram suas obras. O Centro Histórico-Cultural Santa Casa realiza caminhadas para contar a história das sepulturas. Guiado pela historiadora Gabriela Moreira, visitei o local antes do feriado de Finados.
Em meio a tantas obras de arte, é difícil eleger a mais bonita ou importante. Mesmo depois de várias visitas, nunca tinha reparado nos detalhes da obra do português Rodolfo Pinto do Couto no mausoléu do senador José Gomes Pinheiro Machado.
O político gaúcho foi assassinado pelas costas, atingido por punhal, em 1915. O padeiro desempregado Francisco Manço Paiva foi preso pelo ataque em hotel no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Em episódio duvidoso, o criminoso disse que agiu por conta própria, motivado por críticas de jornais ao senador. Ele negou que o crime tenha sido encomendado.
O mausoléu faz parte da narrativa de herói morto em defesa da República brasileira. A obra tem bronze, mármore e granito. O político foi colocado em leito de morte, parcialmente coberto pela bandeira do Brasil.
No livro A Escultura Pública de Porto Alegre - obra comemorativa Porto Alegre 250 Anos, o historiador da arte José Francisco Alves conta que o concurso promovido pelo governo gaúcho foi tumultuado, com contestações do resultado. O escultor português fez as formas em seu atelier no Rio de Janeiro, onde também trabalhava a sua esposa Nicolina Vaz. Na Itália, ocorreu a fundição em bronze. O mausoléu foi concluído apenas em 1923.
No topo da coluna, te convido para assistir ao vídeo da historiadora Gabriela Moreira revelando os detalhes da obra.
Visitação
- Todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 18h
- Caminhadas guiadas: acompanhe as datas pelas redes sociais do CHC Santa Casa
- Endereço: Avenida Professor Oscar Pereira, 423, Azenha, Porto Alegre