A Casa Branca, rodeada de árvores e belo jardim, fica a poucos metros de uma das rodovias mais movimentadas do Rio Grande do Sul. Sede do governo gaúcho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, é remanescente da antiga fazenda da família Kroeff. Sempre que vou à Expointer, passo em frente. Pelo cenário, até parece uma paisagem serrana, mas está na Região Metropolitana, ao lado da BR-116.
A Granja do Esteio foi construída por Oswaldo Kroeff na década de 1930. Em 1935, o governador Flores da Cunha visitou a propriedade e elogiou as modernas instalações, principalmente do estábulo. Em reportagem do jornal A Federação, foi destacada a obra feita sem madeira, apenas de alvenaria e ferro. A capacidade era de 120 vacas. Oswaldo Kroeff, que ofereceu almoço ao governador, apresentou o plantel de gado holandês importado. A granja tinha mais de 600 cabeças de gado da raça leiteira.
O grande pavilhão das vacas, com torres das caixas d´água, está preservado mais de 50 anos depois da implantação do parque. Desde 1984, o antigo estábulo é usado pelo restaurante e churrascaria Casa do Gaúcho.
A fazenda também produziu gado de corte e arroz. Quando desapropriada pelo governo estadual para abertura do novo parque de exposições, em 1970, a propriedade rural era apresentada como Fazenda Kroeff. Ela já estava sob administração do filho do fundador, Fernando Kroeff, patrono do Grêmio.
O ex-presidente do Grêmio Duda Kroeff, filho de Fernando, conta que foi batizado na casa dos avós Oswaldo e Celina, em Esteio. Questionado sobre a propriedade, ele tem lembrança em especial do campo de futebol, que ficava na área ocupada hoje pelo pavilhão do gado de corte da Expointer.
Expointer
Inaugurada em 1972, a Expointer foi realizada a cada dois anos até 1984. O parque de exposições de Esteio abriu em 1970, com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais. Inicialmente, a imprensa apresentava como o "novo Parque de Exposições Menino Deus". Somente em 1977 recebeu o nome em homenagem ao político, advogado e ruralista Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Para criar o parque de Esteio, o governo do Estado comprou área de 64 hectares da Fazenda Kroeff. A construção foi necessária porque o Parque de Exposições Menino Deus, em Porto Alegre, ficou pequeno para a expansão da feira agropecuária.