Se não fosse a linha implantada no Aeroporto Salgado Filho, o aeromóvel poderia virar lenda urbana em Porto Alegre. Por décadas, a tecnologia desenvolvida pelo gaúcho Oskar Coester foi alvo de debates, dúvidas e sonhos. Em 8 de março de 1983, Zero Hora anunciou na capa a chegada, no dia anterior, do primeiro aeromóvel. Em caminhões, as duas partes foram transportadas da fábrica em São Leopoldo a Porto Alegre.
A Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), estatal ligada ao Ministério dos Transportes, bancou o investimento, apostando no desenvolvimento final da pesquisa iniciada por Coester na década 1970. O primeiro trecho de 650 metros de via elevada foi construído a partir de novembro de 1982. Inicialmente, partia da frente do prédio do Ministério da Fazenda (Chocolatão), mas não chegava à Usina do Gasômetro. A extensão até a Praça Júlio Mesquita ocorreria quatro anos depois, chegando aos 1.065 metros atuais.
Moradores curiosos se deslocavam até a região para ver de perto o veículo. Com aproximadamente 100 convidados, o aeromóvel fez as primeiras viagens de testes em 11 de maio de 1983. Pelas notícias da época, depois da conclusão dos testes da tecnologia, o plano original seria continuar a linha elevada pela Rua Sete de Setembro, com ponto final junto ao Mercado Público. Em 1985, a Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) sugeriu mudar o trajeto para a Avenida Mauá, porque causaria menos impacto urbano. Nenhuma proposta saiu do papel
Até 2013, quando foi inaugurada a linha entre o aeroporto e estação da Trensurb, foram inúmeros planos, promessas e reuniões. Desde 1989, a indústria gaúcha via seu aeromóvel transportando passageiros apenas em Jacarta, na Indonésia. Oskar Coester morreu em 2020, aos 82 anos.
A linha de testes do centro de Porto Alegre está desativada desde 2012. O aeromóvel foi removido em 2019, levado para museu da empresa em São Leopoldo. A prefeitura de Porto Alegre busca novo aproveitamento para a estrutura. Dona da tecnologia, a empresa Aerom Sistemas de Transporte, do Grupo Coester, apresentou ao município uma proposta para ampliar a linha, com ligação entre o Shopping Praia de Belas e o Cais Mauá.
O que é o aeromóvel?
- É um veículo que se desloca sobre vigas, em trilhos suspensos.
- O veículo é movido a ar, pelo mesmo sistema de barco a vela. Dentro da viga dos trilhos, há um duto por onde circula o ar que impele a "vela" interna do aeromóvel. Um ventilador industrial produz o vento.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)