Não que eu ganhasse muitos presentes, mas o Dia das Crianças sempre era aguardado com expectativa. Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, podia ficar em casa ou fazer algum passeio com a família. Quem sabe até uma visita ao Zoológico de Sapucaia do Sul. Nada de aulas. O melhor era ganhar algum brinquedo dois meses antes do Natal, a data mais esperada do ano. Nos anos 1980, os intervalos dos programas de TV ficavam recheados de propagandas de brinquedos. A televisão teve um papel importante na popularização do Dia da Criança.
Em 5 de novembro de 1924, o presidente da República Arthur Bernardes criou o dia da Festa da Criança. Ele sancionou o projeto aprovado pelo Congresso Nacional, de autoria do deputado federal Galdino do Valle Filho. O texto do decreto não esclarece o motivo da escolha do 12 de outubro. Em notícias da época, jornais citavam a comemoração nas escolas da Festa da Criança e do descobrimento da América por Cristóvão Colombo.
Nos primeiros anos após o decreto, o Rio de Janeiro, a então capital do Brasil, teve festas promovidas na data e até passagem de trem liberada para menores de 14 anos. Outras cidades brasileiras também aderiram. Em 1925, o jornal A Federação divulgou que escolas públicas de Porto Alegre fizeram festas para crianças. No texto, deixou claro que as instituições de ensino estavam cumprindo o decreto federal.
Pela cobertura da imprensa, nos primeiros tempos, a Festa da Criança era um dia de atividades especiais nas escolas. Não era feriado, nem uma data de venda de presentes. O feriado de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como padroeira do Brasil em 1930, só foi instituído como em 1980. Em outros países, o Dia das Crianças não é em 12 de outubro.
O Dia das Crianças no Brasil ganhou impulso a partir do final da década de 1950. A fábrica de brinquedos Estrela abraçou a data, apostando inicialmente no incremento das vendas da linha de bonecas. Em São Paulo, na década de 1960, era realizado em outubro o Salão da Criança, com parque infantil e outras atrações.
Com a propaganda da indústria de brinquedos e a aposta do comércio, a data começou a ficar mais popular. O feriado de Nossa Senhora Aparecida, a partir de 1980, também foi importante para realização de atividades para as crianças em áreas públicas e nas famílias.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)