Mesmo com a presença de judeus muito antes no Rio Grande do Sul, a imigração judaica começou oficialmente 1904. Um grupo de famílias da Bessarábia (área na atual Moldávia), no Império Russo, chegou para fundar a Colônia Philippson, a 25 quilômetros de Santa Maria. A comunidade rural foi criada pela Jewish Colonization Association (Associação de Colonização Judaica). Em 1909, outra grande área, a colônia de Quatro Irmãos, foi ocupada no Norte gaúcho.
Em pouco tempo, famílias deixaram as áreas rurais em busca de melhores oportunidades nas cidades, como Santa Maria, Passo Fundo e Erechim. Porto Alegre seria o destino de muitos dos judeus nos anos seguintes.
Por que judeus vieram para o Rio Grande do Sul? O que ocorreu nas colônias agrícolas? Por que o bairro Bom Fim concentrou a comunidade judaica na capital gaúcha? Quais as contribuições na formação do gaúcho? A professora aposentada e historiadora Ieda Gutfreind, colaboradora do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, é a convidada do oitavo episódio do podcast Aconteceu no RS.
Nesta primeira temporada do podcast Aconteceu no RS, GZH fala da origem do gaúcho, formado por povos de várias regiões do mundo. Ouça e compartilhe este episódio e os sete anteriores.
Ouça outros episódios do podcast Aconteceu no RS.