Com grande expectativa daqueles que só conheciam a marca pela propaganda da TV ou das viagens, a primeira loja do McDonald's no Rio Grande do Sul abriu em 1989. Ela serviu os primeiros lanches em 5 de março na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. A lanchonete foi construída na área de uma antiga garagem. O Rua da Praia Shopping ainda estava em obras e só seria inaugurado no final de 1990.
A franquia da rede norte-americana ficou com acesso direto ao calçadão da Rua dos Andradas, um ponto de grande circulação de pedestres. Não faltou polêmica ao entrar no mercado gaúcho, já que a marca de fast food é considerada um símbolo do capitalismo e da globalização. A estreia da operação em Porto Alegre estava marcada para 27 de fevereiro de 1989, mas precisou ser transferida após a interdição pela prefeitura devido à falta de alvará de funcionamento. Em entrevista no quadro A História da Minha Vida, no programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, o empresário Henry Chmelnitsky disse que agradece "muito ao governo municipal da época, porque foi a melhor propaganda". O prefeito era Olívio Dutra (PT).
Todo mundo falava sobre a chegada do McDonald's. Uma longa fila se formou na Praça da Alfândega no dia da abertura. O início da operação era resultado de um longo processo. Henry Chmelnitsky foi convidado para disputar a pioneira franquia em 1987. Lembra que foram mais de 200 candidatos. Em São Paulo, participou da avaliação final e fez o treinamento. Com orgulho, recorda do McDia Feliz, promovido desde o primeiro ano em Porto Alegre.
O empresário não é mais franqueado da rede. Uma loja do McDonald's continua no mesmo local da primeira, uma das operações do Rua da Praia Shopping .
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)