Uma celebridade nacional veio do Rio de Janeiro para a inauguração do Parque Zoológico do Rio Grande do Sul. Com grande cobertura da imprensa, Cacareco chegou em Sapucaia do Sul para uma temporada de 90 dias. Apesar do nome masculino, era uma rinoceronte fêmea de oito anos. Mesmo com críticas de veterinários, a direção do zoo do Rio enviou a estrela de caminhão. Um hipopótamo, um urso, um casal de leões, uma lhama e uma zebra viajaram junto com a estrela em dois caminhões. Os outros animais vieram para ficar, em uma permuta com espécies do sul do Brasil.
O zoológico às margens da BR 116 (na época, BR-2) foi inaugurado em 1º de maio de 1962 pelo governador Leonel Brizola. Cacareco chegou com exigências no cardápio, com muitos quilos de banana, cenouras, abóboras e couves diariamente. Em 1954, ela foi o primeiro rinoceronte nascido no Brasil, filha de Britador e Teresinha. O casal gostou dos ares do Rio de Janeiro e reproduziu em cativeiro. A fama de Cacareco surgiu em outra viagem.
Em 1958, o animal foi emprestado para inauguração de zoológico de São Paulo, após pedido pessoal do governador Jânio Quadros ao prefeito do Rio. Ele queria muito ter um rinoceronte, ao ponto de divulgar uma mensagem de boas-vindas quando da chegada do animal. Cacareco foi a atração máxima da cerimônia e sensação dos primeiros meses de visitação.
A fábrica de brinquedos Estrela não perdeu tempo e lançou o boneco Cacareco. Com tanta popularidade, o governo de São Paulo pediu prorrogação do prazo de empréstimo, tentou comprar e não queria devolver de jeito nenhum ao zoológico de origem. Ela só retornou na véspera da eleição para vereador em outubro de 1959. Mesmo longe da cidade, foi sucesso nas urnas.
Quando deixou São Paulo, ruas apresentavam pichações da candidatura de Cacareco a vereador. Em um movimento de críticas aos políticos, surgiram cédulas, faixas e cartazes com o nome do rinoceronte. No dia da eleição, muitos escreveram apenas Cacareco na cédula. Outros fizeram frases como "cansados de telecoteco, vamos votar no Cacareco".
O resultado das urnas virou notícia internacional. Cacareco foi o "candidato" mais votado. Não se sabe ao certo o número, mas ficou perto de 100 mil votos. Mais de 900 mil eleitores votaram, sendo 49 mil em branco e 102 mil foram nulos. Quase todos os votos considerados nulos eram para Cacareco. Para efeito de comparação, o político eleito com maior votação fez 10 mil votos.
A rinoceronte morreu de nefrite aguda em dezembro de 1962, de forma precoce, já que a espécie que pode viver 50 anos. Na época, o diretor interino do zoológico do Rio de Janeiro, Nilo Esteves, atribuiu a inflamação nos rins à "viagem penosa e mudança súbita de temperatura" quando veio ao sul.
O esqueleto do Cacareco está exposto no Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)