A Copa Rio Grande do Sul atraiu 28 pilotos para corrida de carros em 1948. O regulamento permitia qualquer modelo de automóvel, não importando a força. Em uma promoção do jornal Diário de Notícias e da Rádio Farroupilha, os competidores foram recebidos pelo governador Walter Jobim, no Palácio Piratini, um dia antes da disputa. A corrida deveria divulgar o progresso com as estradas do Rio Grande do Sul. As carreteras já eram famosas desde a década anterior, com veículos em alta velocidade em ruas e estradas. O público se amontoava pelo caminho, nas margens.
O percurso começava por Porto Alegre, passando por Canoas, São Leopoldo, Caxias do Sul, Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Marau, Guaporé, Bento Gonçalves, Farroupilha e São Sebastião do Caí até retornar à capital. Depois de ser adiada em uma semana, a largada ocorreu na Avenida Farrapos em 26 de setembro, um domingo. Os carros foram saindo, um a cada minuto, a partir das 7h10. O piloto de Guaporé Antônio Fonini Filho, em um Ford, carro número 30, foi o 15º a largar. Não foi longe. Em uma curva da Avenida Farrapos, após a Rua Dona Margarida, perdeu o controle e foi em direção ao público. É a região onde fica hoje a Estação Farrapos da Trensurb. Quatro pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas.
O Jornal do Dia noticiou que o piloto alegou à polícia que muitas pessoas ocuparam parte da avenida para assistir à passagem dos veículos. Mesmo conhecendo o trecho, Fonini disse que ficou com a visibilidade prejudicada e, quando percebeu, já estava dentro da curva. Com uma manobra rápida, derrapou na areia espalhada sobre a pista de cimento e o carro atingiu o público na parte de fora curva. O morador de Guaporé e o copiloto não tiveram ferimentos. No depoimento, Fonini disse que estava a 120km/h e reduziu para 80km/h quando percebeu a curva.
Morreram no acidente André Machado Sarmento, 84; Wilson dos Santos Borges, 15; Antônio Maidana, 7; e Pery Oliveira Martins, 9. Mais de 40 pessoas feridas foram atendidas no Hospital de Pronto Socorro. Muitas famílias da região estava na Avenida Farrapos para acompanhar a corrida que teve ampla divulgação nas semanas anteriores.
Mesmo com o grave acidente, os outros 13 pilotos largaram e passaram pelo local do atropelamento. Os 14 primeiros nem ficaram sabendo da tragédia, já que corriam sem qualquer sistema de comunicação. Dos 28 inscritos, só 10 alcançaram Passo Fundo. No fim da tarde daquele domingo, o campeão cruzou a linha de chegada na Avenida Farrapos, em Porto Alegre. O Ford V8, número 14, pilotado por Alcidio Schroeder, de Passo Fundo, percorreu os mais de 800km em 8h53min.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)