Como em outras atividades fora de casa no século 19, as mulheres eram raras na arte de fotografar ou fazer retratos. Uma das pioneiras foi Rosalina Cavalheiro Sanchez, a Rosinha, nascida no Uruguai, por volta de 1870. Ela era casada com o fotógrafo argentino Pedro Sanchez, que montou um atelier em Santa Maria. No início de 1895, ele anunciou na imprensa que continuava fotografando no Clube Caixeiral.
Em 10 de junho de 1895, Pedro Sanchez morreu com tuberculose, aos 41 anos. Poucos dias depois, Rosinha já anunciava seus serviços fotográficos. É um claro indicativo de que já praticava o ofício com o marido. As edições de 30 de junho e 7 de julho de 1895 do jornal O Combatente trouxe propagandas da fotógrafa, que se apresentava como Viúva Sanchez. O estabelecimento ficava na Rua do Comércio (atual Calçadão Salvador Isaia). Pelo texto, ela dizia "esperar merecer a confiança" da população da cidade.
A história de Rosinha é uma das contadas no livro Photografos no Rio Grande do Sul: 1848-1948, do pesquisador Miguel Duarte. A viúva casou novamente entre o final de 1897 e início de 1898, com Firmino Pereira Ramos, que atuava no comércio. Com o casamento, passou a adotar o sobrenome do marido. Quando as fotos começaram a ter a assinatura de Rosinha Ramos, ela já estava em Porto Alegre. Uma das raras imagens preservadas traz a informação sobre o local de trabalho: Rua da Varzinha (atual Rua Demétrio Ribeiro). Rosinha morreu em 26 de setembro de 1911 na capital gaúcha.
O livro traz biografias de 34 fotógrafos pioneiros, além de listagem com outros profissionais que atuaram no período de cem anos no Rio Grande do Sul. O primeiro a fotografar no Estado foi o norte-americano Charles Deforest Fredricks, que chegou à cidade de Rio Grande em dezembro de 1848. Miguel Duarte fará sessão de autógrafos nesta segunda-feira (8), 19h, na Feira do Livro de Porto Alegre. O livro pode ser comprado pelo e-mail: maoduarte@gmail.com.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)