A viagem de Eduardo Leite à Europa teve um momento especial: o encontro do governador com o papa Francisco, no Vaticano. Em espanhol, Leite e o líder católico conversaram sobre missões jesuíticas, futebol e a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Leite é natural da cidade, foi prefeito, como se sabe, e levou ao Papa uma camisa de seu clube do coração, o Brasil de Pelotas — além, é claro, dos uniformes da dupla Gre-Nal.
Na visita, o governador também aproveitou para convidar Francisco a visitar nosso Estado, como parte das comemorações dos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao RS, em 2026.
Espirituoso, como todos conhecem, o papa Francisco não perdeu a oportunidade de fazer uma brincadeira com a língua espanhola e o nome "Pelotas". Para quem não conhece o idioma, é preciso explicar: em espanhol "estar en pelotas" significa "estar nu". E, na Argentina, contou o Papa, há uma música (ouça aqui) que diz:
"Pelotas e un estado e un estado que hai no Brasil, meu tío que e Brasileiro baila en pelotas no mes de abril", cantou o Papa.
Eduardo Leite e o líder católico se divertiram com a canção e com a brincadeira. Veja no vídeo: