Não é de hoje que o ex-treinador e ídolo gremista Renato Portaluppi expressa sua admiração pela gestão Jair Bolsonaro (PL). Como a coluna contou em outubro de 2020, Renato chegou a enviar uma camiseta do Grêmio personalizada ao presidente da República, com o número 7 e o nome "J.Bolsonaro" nas costas. Eles também conversavam com frequência naquele ano, quando o país discutia a retomada do futebol em meio à pandemia de coronavírus.
A novidade agora é o apoio de Renato Portaluppi ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Mourão é candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, pelo Republicanos. Ele concorre na chapa de Onyx Lorenzoni (PL), que foi ministro de Bolsonaro e é apoiador irrestrito do presidente.
Renato e o vice-presidente se encontraram no Rio de Janeiro, onde o treinador voltou a residir depois de sua última passagem pelo Grêmio. Quem acompanhou o encontro relatou à coluna que a conversa se estendeu por mais de cinco horas, tamanha a afinidade.
O próprio Hamilton Mourão contou sobre o encontro com Portaluppi, em conversa com a coluna nesta segunda-feira (22). Destacou sua admiração pelo ídolo tricolor a quem chamou de amigo. Como curiosidade, disse que trataram mais sobre futebol do que sobre política. A aproximação aconteceu no Clube Marimbas, no Posto 6, em Copacabana.
— Foi excelente. Muita conversa sobre o mundo da bola e um pouco sobre a política — contou o vice-presidente, que é torcedor declarado do Flamengo, último clube pelo qual Renato passou como treinador.
O encontro dos dois no Rio rendeu a gravação de um vídeo de apoio de Renato ao candidato ao Senado, que foi divulgado nas redes sociais. "Tenho a meu lado uma verdadeira seleção de amigos nessa caminhada rumo ao Senado Federal. Muito obrigado @renatogaucho pelo teu apoio", escreveu o candidato.
"Pode ter certeza que o povo gaúcho vai votar no Hamilton Mourão, que, além de ser um grande amigo meu, tem ótimas ideias e tenho certeza que no momento é o melhor para o nosso Rio Grande do Sul", afirmou Portaluppi.