Não estranhe se em alguma de suas próximas andanças ou participação em lives pela internet o presidente da República, Jair Bolsonaro, aparecer vestindo a nova camisa do Grêmio. A peça foi enviada por ninguém menos que o treinador do clube, Renato Portaluppi, como presente especial ao chefe do Poder Executivo. Renato já se declarou apoiador de Bolsonaro em entrevistas e manifestações públicas.
A camisa foi recebida pelo gabinete pessoal do presidente da República, que agradeceu e enviou cumprimentos.
Conforme apurou a coluna, Renato foi cuidadoso ao preparar o presente. Como sabe que Bolsonaro gosta de futebol, mandou personalizar a camisa com o número 7, que ele utilizava enquanto jogador. Foi com a camisa 7 que Renato marcou, por exemplo, os dois gols do Grêmio na final do Campeonato Mundial contra o Hamburgo, em 1983. Como homenagem, o treinador também garantiu que o nome J.Bolsonaro fosse colocado nas costas da peça.
O pacote de presente também continha duas máscaras de proteção contra o coronavírus.
O presidente Bolsonaro e Renato, aliás, mantém um diálogo com frequência razoável, por telefone. A conversa ficou ainda mais frequente em meio às discussões sobre o retorno do futebol, durante a pandemia. O treinador gaúcho acredita que Bolsonaro pode fazer diferente daqueles que que sempre estiveram no Poder e costuma dizer a amigos que torce para que o governo dele dê certo.
Retorno do futebol
Em meio à pandemia de coronavírus, a relação de Bolsonaro e Renato se estreitou ainda mais. Por telefone, os dois conversaram sobre o retorno do futebol, quando o país ainda enfrentava restrição severa de atividades por causa do vírus. Em uma das conversas, Renato disse que entendia que as competições até poderiam voltar, mas ressaltou que isso precisava ser feito com muito cuidado. O Grêmio, por exemplo, manteve rígido protocolo de realização de exames de covid-19, a cada partida, a fim de proteger jogadores e equipe técnica.