Em meio à pandemia, quando as notícias insistem em nos colocar para baixo diante de tantas vidas perdidas, o porto-alegrense ganhou um motivo para sorrir. Como contou o colunista Jocimar Farina em GZH, a cidade celebrará a partir de hoje um espaço novo, conectado com a natureza, com restaurantes e área de lazer, e que faz jus à beleza do pôr-do-sol no Guaíba: o Cais Embarcadero.
A inauguração, prevista para quinta-feira foi antecipada, e através de um aplicativo a população já pode fazer reservas para conhecer os estabelecimentos do projeto. A iniciativa, aliás, busca justamente evitar aglomerações já que o distanciamento é parte imprescindível da estratégia de enfrentamento ao coronavírus.
Não custa lembrar, mas: não é momento de aglomerar.
Pode parecer clichê celebrar a inauguração de um novo espaço na cidade, mas é importante diante de um quadro de desesperança que se abateu sobre nós há mais de um ano. Prova disso é a mensagem que recebemos durante o programa Timeline, da Rádio Gaúcha, logo após entrevista com um dos sócios do restaurante 20barra9 — um dos que está presente no cais —, Marcio Callage.
— Eu queria agradecer ao cais. Meu irmão ficou desempregado na pandemia. Entrou em depressão e teve síndrome do pânico. Graças ao projeto, ele conseguiu um emprego e está começando em um dos restaurantes de lá. Vai dar muito certo. Se Deus quiser.
A mensagem é simples e não precisa de tradução. Um projeto executado — depois de anos — que devolveu vida e esperança a alguém que havia perdido a vontade de seguir em frente. Iniciativas como essa, assim como o projeto do Quarto Distrito ou a revitalização da Orla do Guaíba, renovam nossas esperanças de fazer da cidade um lugar incrível para se viver.
É disso que precisamos. Vida longa ao Cais Embarcadero!