Atualização: a Secretaria Estadual da Saúde informou, na noite desta quarta-feira (28), que a chegada das vacinas a Porto Alegre foi confirmada para a manhã de quinta-feira, 29 de maio.
A secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, confirmou à coluna que o número de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que chegam ao Estado na sexta-feira é de 353.750. O novo lote do imunizante deve possibilitar que a vacinação no grupo de comorbidades seja ampliado – Estância Velha já começou a atingir esse público-alvo. Além, claro, de concluir o grupo de 60 anos ou mais.
A vacina Oxford/AstraZeneca é a que está em uso neste momento na vacinação no Rio Grande do Sul. A maior parte dos municípios estão terminando a aplicação de primeira dose no grupo de idosos a partir dos 60 anos. O lote previsto será em sua grande maioria destinado a chamada "d1" (primeira dose).
Mas não é só o grupo de comorbidades que está na expectativa. Quem ficou sem a segunda dose de CoronaVac em razão da falta da vacina chinesa em estoque no Estado aguarda ansiosamente pela chegada de novas ampolas. Nesta quarta-feira (28), o Instituto Butantan confirmou que deve antecipar a entrega de 600 mil doses para esta sexta-feira (30). O Ministério da Saúde, no entanto, disse que só deve distribui-las a partir da quinta-feira da semana que vem, 6 de maio.