O Rio Grande do Sul deve receber neste sábado (1º) mais 400 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. A informação foi confirmada à coluna pela Secretaria Estadual da Saúde, que estima distribuir o lote aos municípios a partir de segunda-feira (3).
Ainda na quinta-feira (29), outras 353.750 doses do imunizante chegaram ao RS. Além disso, até terça-feira (4), 32 mil da vacinas da Pfizer devem ser entregues para aplicação da primeira dose — o lote para a segunda aplicação deve ser disponibilizado cerca de 14 dias após a chegada da primeira remessa . Com isso, o Estado espera vacinar o grupo de comorbidades até o fim de maio.
Hoje, o Estado iniciou a imunização de parte desse grupo, que soma mais de 1 milhão de gaúchos. Em Porto Alegre, a vacina está sendo aplicada em 32 postos de saúde a pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais; gestantes e puérperas com comorbidades com 18 anos ou mais; portadores de deficiência cadastrados no Benefício de Prestação Continuada entre 54 e 59 anos; portadores de HIV dos 54 aos 59 anos.
Segunda dose da CoronaVac
No entanto, não há previsão para chegada de vacinas da CoronaVac, que serão utilizadas, em um primeiro momento, para a segunda aplicação. Pelo menos 263 mil pessoas já poderiam ter tomado a segunda dose da CoronaVac no Estado, mas estão à espera de mais vacinas. O período indicado para receber a segunda imunização é entre 21 e 28 dias após a primeira dose.