A boa notícia sobre a chegada de novos respiradores, que vão auxiliar o Estado a salvar vidas durante a pandemia do novo coronavírus, foi celebrada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, como forma de ampliar o atendimento para pacientes com a covid-19. Com os equipamentos, será possível inaugurar novos leitos de UTI no Rio Grande do Sul, dentro da estratégia desenhada pelo Piratini. O material, enviado pelo Ministério da Saúde, chegou no último domingo (28) e será distribuídos ao longo dessa semana.
Conforme informou GaúchaZH, entre as instituições hospitalares que irão receber 10 respiradores cada estão o Hospital Nossa Senhora das Graças e HPS (Canoas), Hospital de Charqueadas (Charqueadas), Hospital Dom João Becker (Gravataí), Hospital de Caridade (Restinga Seca) e a Santa Casa (Rio Grande).
A coluna conversou com autoridades de Brasília e soube um pouco mais sobre os bastidores que tornaram possível a remessa dos respiradores. O envio foi possível graças a articulação entre Ministério da Saúde e o Executivo gaúcho, através da secretária Arita Bergmann, mas com uma participação fundamental da bancada federal gaúcha, a partir do deputado Marcel Van Hattem, do partido Novo. A conversa se iniciou a partir de uma demanda do município de Canela, na Serra Gaúcha, que foi levada por Van Hattem ao tenente-coronel Jorge Luiz Kormann, diretor da pasta desde a gestão Teich.
Antes de reunir-se com o diretor do ministério, Marcel acionou Arita Bergmann. O deputado achou importante aproveitar o encontro para levar uma lista detalhada sobre a demanda de equipamentos do Estado do Rio Grande do Sul, e uma primeira planilha foi construída com 224 pedidos de respiradores. Na reunião, com participação de Arita por meio virtual, Kormann pontou que o envio poderia ser feito mais rapidamente aos hospitais que já estivessem preparados e, portanto, teriam condições de fazer uso imediato do materual. Diante desta realidade, uma lista foi construída com 137 pedidos do governo gaúcho, acrescidos os três que já haviam sido identificados como prioridade pela equipe de Van Hattem ao município de Canela.
- Meus colegas deputados e eu estamos trabalhando junto ao Ministério da Saúde para conseguir o máximo possível de auxílio no combate à pandemia e à crise no nosso estado. Agradeço, de coração, ao ministro Pazuello e a toda sua equipe pela receptividade e por atender ao nosso pleito. Agradeço, também, a secretária Arita Bergmann por prontamente encaminhar a lista das prioridades da Secretaria de Saúde para que pudéssemos encaminhar o pedido completo ao Ministério - contou Marcel à coluna.
A articulação deu certo. Os respiradores desembarcaram no Estado no último domingo. Eles são do modelo "beira-leito" e estarão em hospitais com infraestrutura pronta, equipe disponível e capacidade de alocação dos demais equipamentos necessários ao atendimento dos pacientes de covid-19. Ou seja, para uso imediato.
Para o governador Eduardo Leite, os novos respiradores são peça fundamental para a estratégia de ampliação de leitos de UTI no Rio Grande do Sul, como forma de enfrentamento à pandemia de coronavírus no Estado.
- Com esses respiradores que vocês estão vendo aqui nas imagens que chegaram ontem, encaminhados pelo governo federal, pelo Ministério da Saúde, nós vamos conseguir antecipar metas que nós tínhamos lá para agosto para agora já em julho, implantarmos novos leitos de UTI no nosso Estado. (...) São 140 respiradores que se somam aqueles outros 80 que nós tínhamos recebido - afirmou, em transmissão em live nesta segunda-feira.