Correção: 10 respiradores irão para o Hospital Restinga e Extremo Sul, em Porto Alegre, e não para Restinga Seca, como informado das 20h15min de 29 de junho a 8h10min de 30 de junho de 2020. O texto foi corrigido.
O governo do Estado começará, ainda nesta semana, a distribuição de 140 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde. Deste total, 112 já estão com o destino definido. Os equipamentos chegaram no último domingo (28) e são do modelo beira-leito – usados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, afirma os respiradores chegaram em bom momento, dado o avanço do coronavírus — o Estado tem 582 mortes por covid-19 e 25.659 caso — e a necessidade de aumentar o número de leitos.
—Esses respiradores serão entregues a hospitais que já contam com cama, monitores, bomba de infusão, espaço e equipe adequada para que, de fato, possamos instalar os novos leitos. Esse foi o critério que utilizamos ao olhar para a rede hospitalar – destacou a secretária.
Entre as instituições hospitalares que irão receber 10 respiradores cada estão o Hospital Nossa Senhora das Graças e HPS (Canoas), Hospital de Charqueadas (Charqueadas), Hospital Dom João Becker (Gravataí), Hospital Restinga e Extremo Sul (Porto Alegre) e a Santa Casa (Rio Grande).
Na primeira quinzena de junho, o Estado já havia recebido 130 respiradores, também do Ministério da Saúde, que começaram a ser distribuídos aos hospitais gaúchos. Ao todo, governo federal já enviou 270 respiradores — 220 são do modelo beira-leito.