Caso confirmada, a possível troca na Esplanada de Osmar Terra (MDB) por Onyx Lorenzoni (DEM) provocará também mudanças na bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. Isso ocorrerá se Terra, hoje titular do Ministério da Cidadania, for exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro e, por consequência, retomar o mandato de deputado federal no Congresso Nacional.
Conforme informações de bastidores, Onyx deixaria o cargo no Planalto em função de desgastes desde o episódio em que seu número 2 perdeu o cargo por fazer uso indevido de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O fato ocorreu durante as férias do ministro. O jornal Folha de São Paulo informou nesta quarta-feira (12) que o presidente decidiu indicar o general Walter Souza Braga Netto no comando da Casa Civil, no lugar de Onyx.
Por lealdade, Bolsonaro manteria Onyx em sua equipe de ministros. No entanto, o transferiria para chefiar a Cidadania. Sendo assim, Osmar Terra, que é deputado federal eleito, estaria de volta à Câmara dos Deputados. Se este cenário for confirmado, o hoje deputado Darcísio Perondi (MDB) deixar o posto de deputado, que ocupa atualmente como suplente. A informação foi confirmada à coluna pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara .
Perondi ficou na primeira suplência do MDB e assumiu o mandato em 2019 na vaga de Osmar Terra, que havia assumido como mistro da Cidadania.