O governador do Estado, Eduardo Leite, respondeu à coluna sobre a proposta levantada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã desta quarta-feira (5) em relação à tributação dos combustíveis. Ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília, Bolsonaro se mostrou disposto a zerar os tributos federais somente se os governadores aceitarem zerar o ICMS (imposto estadual). Ele disse ter lançado um "desafio" aos governadores.
Questionado pela coluna, Leite respondeu:
— Os governadores, como o presidente, têm interesse e disposição em buscar solução para o tema dos combustíveis. O mais recomendável seria uma reunião, e não tratativas por redes sociais ou por declarações à imprensa — rebateu.
O presidente tem protagonizado uma queda de braço com os governadores sobre o preço da gasolina. Bolsonaro se queixa que, mesmo com reduções dos preços nas refinarias, o valor dos combustíveis não tem baixado para os consumidores. O chefe do Executivo afirma que o imposto é o principal responsável pelos altos preços cobrados na bomba ao consumidor. Além do ICMS, há os tributos federais que incidem sobre combustíveis: CID e PIS/Cofins.