O deputado federal Marlon Santos (PDT) admitiu em audiência pública na Câmara dos Deputados que compra e transporta canabidiol do Uruguai para o Brasil. A substância, extraída da Cannabis sativa, tem sido indicada por alguns médicos no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades. O parlamentar, que é médium, afirma incorporar um espírito curador e atender até 6 mil pessoas em um dia. Ele explica que traz vidros com o canabidiol para pessoas que têm recomendação médica, mas não tem recursos para fazê-lo, e diz que se utiliza de sua "imunidade parlamentar" para ingressar no país com eles — neste caso, para não ser interpelado pela fiscalização.
— Eu pessoalmente vou todo mês no Uruguai comprar canabidiol escondido, até agora, para duas pessoas que até então, com indicação médica, não conseguiam ter acesso. Porque para transportar para o Brasil é R$ 9 mil que uma transportadora cobra, três vidrinhos de canabidiol. Então eu vou a Rivera, como uma parrilla, pego ilegalmente o canabidiol e trago comigo. Sou deputado federal, o que vou fazer né, posso usar minha imunidade pra isso.
O vídeo em que Marlon Santos admite trazer a substância foi publicado pela coluna Radar, da Revista Veja. A audiência pública — em que Marlon admite trazer a substância — ocorreu na Comissão de Agricultura da Câmara, na última quarta-feira. A discussão englobava, justamente, o uso medicinal da Cannabis sativa, seus benefícios e consequências.
O canabidiol ainda não é tido como cura para doenças, mas relatos de famílias que já conseguiram incluir a substância no tratamento de jovens costumam ser carregados de esperança, conforme revelou reportagem de GaúchaZH.
A coluna tenta contato com o deputado na manhã desta sexta-feira (22).