De 27 parlamentares gaúchos presentes na Câmara dos Deputados na sessão que apreciou o projeto sobre abuso de autoridade nesta quarta-feira (14), somente sete deputados votaram contra analisar, em caráter de urgência, a polêmica proposta que prevê punição a juízes e agentes públicos. O restante, vinte parlamentares, deram aval à apreciação do texto criticado por autoridades que trabalham no combate à corrupção. De acordo com o projeto, são considerados passíveis de sanção por abuso de autoridade membros dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, membros do Ministério Público, membros de tribunais ou conselhos de contas, servidores públicos e militares ou pessoas a eles equiparadas.
Entre as polêmicas que envolvem o projeto, está um embate entre parlamentares e integrantes da força-tarefa da Lava-Jato. Enquanto deputados e senadores sustentaram que a lei, publicada em pleno regime militar, necessita de atualização, procuradores e juízes argumentavam que a medida tem por objetivo "calar" a operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF). O texto seguirá agora para sanção presidencial.
Confira a lista completa de parlamentares gaúchos presentes na sessão e como cada um deles votou nesta quarta-feira (14) quanto a apreciação com urgência sobre o tema.
Rio Grande do Sul (RS)
Afonso Hamm (PP) Sim
Afonso Motta (PDT) Sim
Alceu Moreira (MDB) Não
Bibo Nunes (PSL) Não
Bohn Gass (PT) Sim
Carlos Gomes (PRB) Sim
Daniel Trzeciak (PSDB) Sim
Danrlei de Deus Hinterholz (PSD) Não
Darcísio Perondi (MDB) Sim
Fernanda Melchionna (PSOL) Sim
Giovani Cherini (PL) Sim
Giovani Feltes (MDB) Sim
Heitor Schuch (PSB) Sim
Henrique Fontana (PT) Sim
Jerônimo Goergen (PP) Sim
Liziane Bayer (PSB) Sim
Lucas Redecker (PSDB) Não
Marcel van Hattem (NOVO) Não
Marcelo Brum (PSL) Não
Marcon (PT) Sim
Maria do Rosário (PT) Sim
Marlon Santos (PDT) Sim
Maurício Dziedricki (PTB) Sim
Paulo Pimenta (PT) Sim
Pompeo de Mattos (PDT) Sim
Sanderson (PSL) Não
Santini (PTB) Não
Total Rio Grande do Sul: 27