— Não podemos achar normal o que está acontecendo no Brasil — ressaltou à coluna a deputada federal Fernanda Melchionna, em seu primeiro mandato na Câmara, e que junto com os colegas do PSOL protocolou na tarde desta quinta-feira (22) um requerimento de convocação do ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles.
O pedido é para que Salles dê explicações no plenário da Câmara sobre o aumento das queimadas na Amazônia e o que o partido classifica como "desmonte nos órgãos de fiscalização". O tema ganhou força nas redes sociais, com direito a posts de celebridades, e foi assunto em jornais e emissoras internacionais.
A bancada do PSOL acrescenta que o ministro de Bolsonaro já havia feito críticas à atuação dos órgãos responsáveis pela fiscalização, "em especial, às ações para a proteção e preservação do meio ambiente em todo o país, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio".
— Os índices de desmatamento e queimadas não param de aumentar e o presidente chega ao absurdo de dizer que a culpa é de ONGs que querem atacá-lo. Ricardo Salles é um ministro anti meio ambiente — completou afirma a vice-líder do PSOL na Câmara, deputada Fernanda Melchionna.