A brincadeira que tomou conta das redes sociais no último fim de semana também cativou personagens da política. É o aplicativo FaceApp, disponível para iOS e Android, que utiliza inteligência artificial para transformar fotos com filtros e opções para parecer idoso, jovem e para mudar de gênero. O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), disse ter recebido a imagem com seu perfil envelhecido e brincou, ao postá-la no Instagram: "Me mandaram para mostrar como posso estar em três anos". O tucano tem 34 anos.
Já o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), 33 anos, o mais votado do Rio Grande do Sul na eleição de outubro, também publicou uma imagem sua 'envelhecida' no plenário, com cabelos brancos e o rosto enrugado. O parlamentar brincou com a longa sessão em que foi concluída a votação, em primeiro turno, da Reforma da Previdência na Câmara, na última sexta-feira.
"Selfie de sexta à noite, depois de aprovada a Reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara...", ironizou.
Um dos líderes à frente do Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado federal Kim Kataguiri (DEM), também publicou foto brincando com o aplicativo do envelhecimento. A foto teve mais de 32 mil curtidas em seu perfil no Instagram.
Aqui no Estado, o deputado Fábio Ostermann (Novo), também dividiu com seguidores uma imagem que simulava o passar dos anos e, bem-humorado, escreveu: "Política envelhece... Mas até que fiquei um coroa jeitoso, né?! ".
Confira outros políticos que entraram na brincadeira e postaram fotos envelhecidos:
Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB)
Deputado federal Helio Lopes (PSL)
Postagem da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) ironiza a prisão do ex-presidente Lula e a campanha para soltá-lo: "AMEI essa brincadeira!!! 😂😂😂"