Disponibilizado em streaming nesta quarta-feira (20), o documentário Democracia em Vertigem vem mexendo com as emoções de artistas e personalidades da área cultural Brasil afora. Foi assim com a atriz Mônica Iozzi, no ar em A Dona do Pedaço, na TV Globo, e o cantor Caetano Veloso, que assistiram juntos ao filme de Petra Costa. Diretora mineira com filmes premiados no currículo, como Elena (2012), Petra lançou um documentário que reforça a corrente de produções dedicadas à sucessão de terremotos da política brasileira nos últimos anos. Foram exibidos recentemente filmes como O Processo, de Maria Augusta Ramos, e Excelentíssimos, de Douglas Duarte.
— Eu chorei com o documentário da Petra. Eu não tô conseguindo elaborar muito bem agora, mas vejam — recomendou a atriz, com lágrimas nos olhos, em vídeo feito pela esposa de Caetano, Paula Lavigne.
Caetano disse, no vídeo, que também se emocionou ao assistir à produção, que relembra especialmente os fatos políticos e tramas de bastidores relacionadas ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Além de reconstituir esses acontecimentos de repercussão internacional, a diretora expõe passagens de sua história pessoal, ligada à política. Petra está atrás da câmera e, por vezes, na frente dela.
— Fiquei muito emocionado. Chorei, mas menos do que ela (Mônica). É difícil não chorar nada vendo esse negócio todo porque também tem uma perspectiva dela, da mãe dela, dos pais dela (que lutaram contra a ditadura militar) — contou Caetano, em vídeo publicado pela diretora em suas redes sociais.