Kelly Matos

Kelly Matos

Apresentadora dos programas Timeline e Gaúcha+ da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV.

Porte de arma

Casa Civil nega que decreto de Bolsonaro tenha liberado compra de fuzil por qualquer cidadão

Reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, revelou que a compra passaria a ser possível a partir da nova classificação estabelecida no texto

Kelly Matos

Enviar email
Marcos Corrêa / Presidência da República/Divulgação
Decreto assinado pelo presidente flexibilizou as regras para o porte de armas no Brasil

A coluna consultou a Casa Civil, comandada pelo ministro Onyx Lorenzoni, sobre o decreto editado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e que trata sobre as regras para o porte de armas no Brasil. O motivo: a polêmica em torno da possibilidade de cidadãos comuns terem acesso à compra de fuzis, conforme reportagem do programa Jornal Nacional, da TV Globo

Conforme a reportagem, veiculada na noite de segunda-feira (20), a compra passaria a ser possível a partir da nova classificação estabelecida no texto.

À coluna, a Casa Civil garantiu nesta terça-feira (21) que a informação "não procede". De acordo com o texto encaminhado à coluna, a arma referida na reportagem é "de uso restrito e, por isso, o cidadão comum não consegue adquiri-lá".

O texto é assinado pela Secretaria Especial de Comunicação Social, vinculada à Presidência da República.

Reportagem

A reportagem do Jornal Nacional informa que o decreto,  que regulamenta e facilita o porte e a posse de armas no país, teria aumentado em até quatro vezes o valor do poder de fogo de armas que podem ser adquiridas por civis. Desta forma, a nova classificação inclui o fuzil T4 – arma usada por forças táticas militares e produzida no Brasil pela Taurus.

O programa informou ainda que a Taurus confirmou que só espera a regulamentação do decreto para vender o T4 para civis. A empresa diz que já tem uma fila de 2 mil pessoas querendo comprar o armamento na versão semiautomática.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00