Rivais em campo, Grêmio e Internacional estarão unidos na Arena neste domingo (17) para dar início a uma campanha que busca conscientizar torcedores contra o assédio a mulheres em estádios de futebol. A mobilização "Futebol Sem Assédio" é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres Brasil, e será lançada antes do Gre-Nal 418, marcado para 19h.
Conforme o deputado estadual Edegar Pretto (PT), que lidera o comitê ElesPorElas no Rio Grande do Sul, a mobilização surgiu da insatisfação com a atual situação de assédio e violência contra as mulheres nas arquibancadas e diversos setores do esporte. Recentes casos de assédio reforçaram a iniciativa.
Um dos objetivos é estimular que mulheres vítimas denunciem os casos às autoridades, já que poucos episódios são, de fato, registrados por quem sofre o assédio. Recentemente, reportagem de GaúchaZH revelou que ao longo de 2018, só 10 queixas de violência contra mulher chegaram ao Juizado do Torcedor – o órgão criado em 2014 para agilizar a resolução das ocorrências em dia de jogo. Há ofensas, ameaças, assédio, exposição de órgão sexual e registro de fotos de torcedoras sem o consentimento delas.
A campanha incluirá ações que buscam informar e estimular a denúncia, com entrega de materiais informativos aos torcedores e torcedoras, exposição de faixas dentro e fora do gramado, e vídeos nos intervalos dos jogos com informações e orientações sobre os riscos do assédio e como as mulheres podem denunciar e buscar ajuda com as equipes de segurança dos clubes, ou nas delegacias do torcedor que existem nos estádios.
— A iniciativa, com participação dos clubes da dupla, é uma forma de mostrar que as mulheres estão sim em todos os espaços, e também no futebol merecem ser respeitadas — sustenta Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas.
Além da participação de dirigentes dos clubes e integrantes do Comitê ElesPorElas, o humorista Jair Kobe, que interpreta o personagem Guri de Uruguaiana, também foi escalado para estar nos estádio conversando com torcedores antes do jogo e no intervalo.