O governador Eduardo Leite (PSDB) se reunirá com a direção da General Motors nesta sexta-feira (8), em Gravataí. Recentemente, Leite e o prefeito de Gravataí, Marco Alba, estiveram com o comando da montadora em São Paulo. As reuniões ocorrem após a multinacional sinalizar que pretende negociar benefícios e corte de despesas junto a governos e funcionários, sob risco de rever seu planejamento para o Brasil.
A reunião desta sexta-feira está agendada para 9h30min, com a diretoria da General Motors Mercosul, e tem duração prevista até as 12h. O encontro já havia sido pré-acertado entre Leite e os executivos da GM quando se reuniram em São Paulo.
Nas tratativas com o poder público, a empresa poderá tratar sobre incentivos fiscais. Por enquanto, o Palácio Piratini evita se manifestar sobre o assunto.
Em São Paulo, onde a GM mantém duas fábricas de veículos (em São Caetano do Sul e São José dos Campos), o governo estadual estaria estudando socorrê-la com a antecipação de créditos do Imposto sobre Circulação de Bens de Serviços (ICMS). Por meio da medida, em tese, a montadora encontraria condições mais vantajosas para abatê-los imediatamente.
21 mudanças propostas
No último dia 26, o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí teve a primeira reunião formal com a direção da General Motors após os pronunciamentos da montadora alertando para os prejuízos da operação no Brasil e a intenção de revisão investimentos. A colunista Giane Guerra adiantou os 21 pontos para negociação com os trabalhadores na coluna Acerto de Contas, em GaúchaZH.