O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participará de reunião com a diretoria da General Motors, em São Paulo. O encontro será na quarta-feira (30), em São Caetano do Sul.
A informação é da assessoria de imprensa. Não são antecipados, no entanto, detalhes do que o governador espera da reunião.
Participarão do encontro também o prefeito de Gravataí, Marco Alba; o procurador-Geral do Município de Gravataí, Jean Torman; presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga; vice-presidente da GM Brasil, Marcos Munhoz; entre outras autoridades e representantes da empresa. Nesta segunda-feira (28), houve teleconferência da direção da montdora com o prefeito Marco Albo e o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí: "Não acredito que GM fechará a fábrica", diz prefeito de Gravataí após reunião com montadora
Na pauta da reunião de quarta-feira, os pronunciamentos da montadora alertando para os prejuízos da operação no Brasil e a intenção de revisão investimentos. No último sábado (26), a GM apresentou 21 pontos para negociação com os trabalhadores, aos quais o Acerto de Contas teve acesso: As 21 mudanças que a GM propôs para os trabalhadores do RS
Na semana passada, a GM iniciou encontros com dirigentes sindicais das fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo. O grupo tem mais três fábricas, uma de carros em Gravataí (RS) e duas de autopeças em Mogi das Cruzes e Joinville (SC). O Governo de São Paulo disse que estuda antecipação de créditos de ICMS para a montadora.