Foram duas horas de conversa na manhã desta quarta-feira (12), no Paço Municipal, em Porto Alegre. De campos opostos na política, Nelson Marchezan (PSDB) e Olívio Dutra (PT) dividiram histórias e experiências de quem já enfrentou ou ainda enfrenta, no caso do tucano, a dura tarefa de comandar o Executivo da Capital do Estado. O convite partiu de Marchezan, que costumava encontro Olívio em eventos tradicionais da cidade, como a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e a Feira Livro, na Praça da Alfândega.
Foi durante uma procissão, aliás, que Olívio deu a Marchezan aquele que o atual prefeito considera um grande ensinamento, um conselho que guardou como lema e que busca empregar diariamente à frente da prefeitura.
— Encontrei com ele na primeira Procissão de Navegantes como prefeito, em 2017, e começamos a falar sobre a situação financeira, das dificuldades que eram muito maiores do que imaginávamos. Ali, ele disse uma coisa que me marcou e que sintetiza tudo aquilo que eu penso e que eu aplico até hoje: 'dê transparência total a essa situação'. 'Exponha o problema à sociedade'. Aquilo me marcou — disse Marchezan à coluna.
Desde então, Marchezan tem exposto números e tabelas que expõem a realidade financeira do município e, desta forma, busca sensibilizar a população e agentes políticos sobre a necessidade de mudanças na legislação.
A conversa desta terça-feira também incluiu temas espinhosos, como a questão financeira e o projeto que atualiza o cálculo do IPTU para imóveis da Capital. Mas nada com aspecto pragmático, assegura o prefeito. Não houve abordagem sobre votos, sobre cargos ou estratégias de votação. O bate-papo teve ares de troca de experiências com alguém que carrega muitas histórias para contar.
- Foi muito mais um encontro do homem Olívio com o Nelson. E foi muito bom mesmo — disse.
A presença de Olívio também foi saudada por servidores do Paço. Um garçom se aproximou para abraçá-lo e manifestar carinho. Teve também histórias compartilhadas:
— Olívio contou histórias dele, muitas sobre o trabalho no Orçamento Participativo, as demandas atendidas, aquelas que às vezes não conseguia atender, a relação do prefeito com seus vizinhos, porque afinal somos prefeitos durante as 24 horas do dia — disse.
Marchezan aproveitou a presença do ex-prefeito para mostrar a ele a estrutura reformada do Paço Municipal, mostrou salas, gabinetes e também a galeria de fotos de ex-prefeitos, onde está exposto o retrato de Olívio Dutra.
Marchezan não marcou data, mas disse que espera que encontros como este de terça-feira se repitam.