Uma fala do candidato Eduardo Leite (PSDB) em especial incomodou o governador e candidato à reeleição José Ivo Sartori (MDB) no debate na última terça-feira (16), na Rádio Gaúcha. Na ocasião, Sartori chegou a pedir respeito por parte do adversário: "Eu mereceria um pouco mais de respeito do senhor. Tenha cuidado no que o senhor fala".
À coluna, Sartori contou o motivo pelo qual ficou extremamente incomodado. Pesou a menção à esposa, Maria Helena Sartori. A partir daquela fala, o governador subiu o tom durante o debate e chegou a pedir que o tucano o respeitasse.
— Ele apelou para a família. Falou da Maria Helena (esposa do governador). Não precisamos disto. Poderia ter ficado no debate árduo, mas de ideias e propostas.
No debate, ao falar sobre o magistério, Sartori mencionou ter sido professor. O ataque de Leite veio ao dizer que Sartori não deveria se colocar na condição de professor, porque ele conta com um salário alto como governador, assim como sua esposa, Maria Helena Sartori. E acrescentou que a primeira-dama foi empregada no governo como secretária de Estado — ela é titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.
Troca de farpas ocorreu no fim do primeiro bloco do debate. Veja o vídeo: