Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), em uma discussão com duas mulheres em uma cerimônia no Balneário dos Prazeres, região litorânea da cidade. O vídeo mostra as mulheres reivindicando melhorias no bairro aos gritos. Em determinado momento, elas sobem o tom das ofensas e chamam a prefeita de "sem-vergonha". Uma delas, chamada no vídeo de Tainá, levanta o dedo e grita que a prefeita é rica e "não tem respeito pelos pobres". Paula, então, se aproxima para responder, pedindo respeito. A discussão prossegue. Em certo ponto do vídeo, Paula chega a pedir a uma das mulheres que baixe o dedo e a respeite.
O vídeo foi publicado pelo Jornal do Laranjal nas redes sociais e recebeu centenas de comentários. A cerimônia foi realizada na última quarta-feira (25).
A coluna conversou com a prefeita Paula Mascarenhas sobre o episódio. Paula reconheceu ter se exaltado e disse que se arrepende de ter elevado o tom, mas contou ter pedido desculpas à comunidade ainda durante o discurso no bairro.
— Pedi desculpas. Sou humana.
Paula completou:
— Quem estava ali feliz não merecia ter presenciado a cena. Essas duas pessoas não representam a população do bairro que estava muito feliz por uma conquista histórica: a iluminação de uma avenida importante e que finalmente nós conseguimos assinar. Eu havia me comprometido com a comunidade ainda durante a campanha eleitoral. Por isso, eu quis assinar junto a eles, lá no meio da população do bairro, já que foi um sonho coletivo alcançado — explicou.
A prefeita afirmou também que está acostumada a encontrar com moradores da cidade e nunca havia enfrentado uma abordagem desrespeitosa. Mesmo quando trazem alguma crítica ou cobrança, ela assegura, os contatos são sempre pacíficos.
— Eram duas pessoas fora do tom, que vieram ali para agredir. Elas não representam os pensamento do bairro, onde eu sempre fui tratada com respeito. O que importa é que estamos transformando o bairro dos Prazeres num lugar melhor. Já desde o governo anterior, colocamos uma quadra poliesportiva, a iluminação da praça, a reforma completa da escola de educação infantil. E anunciei também, junto com a iluminação da via, a pavimentação das ruas em frente à escola e à unidade básica. O que vai ficar de tudo isso são os benefícios para o bairro e que atingem toda a população — completou.
No momento da briga, a prefeita assinava o contrato com uma empresa para um investimento de R$ 369 mil reais no sistema de iluminação do Balneário e estava acompanhada do vice-prefeito Idemar Barz, de secretários municipais e de vereadores governistas.