Iniciada em janeiro de 2023, a obra da Orla Gastronômica de Torres, no Litoral Norte, será entregue às 18h deste sábado (30) à população. É mais uma boa notícia para o turismo no Rio Grande do Sul, neste momento de retomada.
Construída ao longo do rio Mambituba, onde o Estado faz divisa com Santa Catarina, a área tem o mérito de priorizar os pedestres (só por isso, já merece aplausos), com deques e passeios públicos.
Vale destacar a ampliação da calçada e a criação de espaços de contemplação nivelados com a rua. Ou seja: agora, o piso é padronizado e tem rotas com sinalização tátil (a acessibilidade deu um salto, se comparada ao que havia antes no local).
Também foram instalados novos bancos, lixeiras, espreguiçadeiras e bicicletário (outro avanço), além de floreiras, canteiros e mudas de árvores nativas. Poderia haver maior arborização (quantos mais verde, melhor), mas isso ainda pode ser corrigido.
Antiga reivindicação de moradores e veranistas, a ciclovia da Avenida Beira-Mar foi prolongada por cerca de 470 metros junto ao Mampituba, com iluminação e sinalização vertical e horizontal.
Antes mesmo da inauguração. o ponto de maior sucesso é a Praça Amigos da Praia de Torres, que ganhou uma fonte interativa e passou a contar com iluminação especial, piso e playground feitos de material sustentável.
Com uma variedade de bons restaurantes (a maior parte deles dedicada a peixes e frutos do mar), o local tende a se consolidar como um novo atrativo turístico no Litoral Norte.